Sábado, 24 de Fevereiro de 2024
20°

Tempo limpo

Brasília, DF

Cultura Cultura

Canto da Primavera abre inscrições para oficinas de capacitação musical

Inscrições vão até 14 de setembro e os interessados devem preencher ficha de inscrição, disponibilizada no site do festival

31/08/2023 às 16h05
Por: Divino Candido Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

A22ª edição do Canto da Primavera - Mostra de Música de Pirenópolis- está com inscrições abertas para oficinas de capacitação musical que serão ministradas durante o festival, que será realizado de 19 a 24 de setembro, em Pirenópolis. 

 

As inscrições vão até 14 de setembro e os interessados devem preencher a ficha de inscrição, que está disponibilizada nositedo festival e enviá-la para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

São oferecidas trêsoficinas: de Pandeiro e Percussão popular, com Larissa Umaytá, na qual são ofertadas 30 vagas (e mais 30 vagas para ouvintes); de Canto Brasileiro, com Fátima Guedes, ofertadas 30 vagas (e mais 30 vagas para ouvintes), e oficina da Música Universal (Prática de Conjunto), com Itiberê Zwarg, com 44 vagas (e mais 30 para ouvintes).

 

Ação formativa

 

Também como parte da programação do evento, será realizado no sábado (23/09), às 18 horas, um show didático com o músicoHamilton de Holanda, no Cine Pireneus. Para participar do concerto não é necessário fazer inscrição. 

 

Hamilton é carioca e seu primeiro instrumento, aos quatro anos de idade, foi a melódica. Dois anos depois, começou sua carreira profissional como um prodígio do bandolim. É graduado em composição e foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro no mundo. 

 

Em 2000, reinventou o tradicional Bandolim de oito cordas adicionando um par de cordas graves extras afinadas em dó (indo de oito a 10) dando-lhe uma voz mais profunda. Já venceu Grammy Latinos, Prêmio da Música Brasileira, Echo Jazz, Choc e tem inúmeras outras indicações.

 

Também dividiu o palco ou gravou com Wynton Marsalis, Chick Corea, The Dave Mathews Band, Paulinho da Costa, Chucho Valdes, Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Joshua Redman, Hermeto Pascoal, Gilberto Gil, Richard Galliano e John Paul Jones, Bela Fleck, Stefano Bollani, entre muitos outros.

 

Oficineiros

 

Itiberê Zwargparticipou de vários conjuntos musicais, e em 1977, entrou para o grupo de Hermeto Pascoal, sendo atualmente o músico que mais tempo permaneceu na  banda de Hermeto. Em 1992, iniciou sua carreira de compositor e arranjador, assinando o CD Variasons, de Gilson Macedo, e participando de trabalhos de outros músicos, como o quarteto Maogani e a cantora Ivetty Souza. 

 

Em 1999 criou a Itiberê Orquestra Família, com alunos egressos dos seminários de música da escola Pró-Arte, no Rio de Janeiro. Com o sucesso dessas oficinas, Itiberê passou a correr o Brasil ministrando oficinas, muitas vezes compondo e arranjando especialmente para os alunos. Além da Orquestra Família, Itiberê se apresenta também em formação reduzida, derivada da Orquestra Família, com o Itiberê & Grupo.

 

Larissa Umaytáé percussionista, produtora e educadora. Cresceu no berço da cultura popular com o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, seu avô e, nas rodas de samba da família. Formada na Escola Rafael Rabello, acompanhou e gravou com grandes artistas da cena local e nacional como: Ellen Oléria, Hamilton de Holanda, Dilsinho, Mestrinho, Letícia Fialho, Grupo Menos é Mais, com quem fez turnê pelos EUA e recentemente, Chico César. 

 

Larissa atua em diversas frentes da música popular brasileira, conversando com diversas linguagens e gêneros musicais levando a percussão como forma de comunicação e transformação pelos palcos, internet e também pelas oficinas e workshops que já viajaram vários estados do Brasil.

 

Fátima Guedesé cantora e compositora carioca, tendo iniciado a carreira aos 15 anos. Gravada por quase todos os grandes nomes da MPB, como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Simone, Alcione, Leny Andrade, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Alaíde Costa, Jane Duboc, entre outros, e permanece dona de um acervo que ultrapassa mil composições. 

 

Tem uma extensa discografia e também é reconhecida pela voz marcante e única. Além dos shows, a artista ainda se apresenta em todo o Brasil ministrando oficinas de canto brasileiro.

 

Palco de talentos

 

O 22º Canto da Primavera é promovido pelo Governo de Goiás, por meio daSecretaria de Estado da Cultura(Secult), em correalização com aUniversidade Federal de Goiás(UFG) e Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

 

O evento também conta com parceria do Sesc Goiás, Prefeitura de Pirenópolis, Goiás Social eSecretaria de Estado da Retomada.

 

Canto da Primavera

 

O festival tem como principal objetivo a promoção e fomento da produção musical, bem como a criação e difusão da música em seus mais variados gêneros, valorizando a diversidade e a representatividade cultural.

 

A mostra também visa democratizar o acesso à cultura e ao patrimônio artístico e histórico, tanto material quanto imaterial, em todo o estado, impulsionar o turismo, a economia e a cultura na região de Pirenópolis.

 

Saiba mais

 

Canto da Primavera Kids começa fase de preparação

 

Canto da Primavera recebe 206 inscrições para shows regionais

 

Canto da Primavera abre inscrições para estúdio de gravação de artistas goianos

Secult - Governo de Goiás