Quinta, 23 de Maio de 2024
18°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Gestão Pública

CLDF lança revista técnico-científica sobre legislativo e Distrito Federal

O cidadão conta com uma nova fonte de conhecimento sobre o DF. A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (24) a Revista Pa...

24/04/2024 às 18h35
Por: Divino Candido Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF

O cidadão conta com uma nova fonte de conhecimento sobre o DF. A Câmara Legislativa do Distrito Federal lançou nesta quarta-feira (24) a Revista Parlamento e Cidadania (RPC), de cunho técnico-científico. O primeiro volume já está disponível em formatos físico e digital . Trata-se de uma iniciativa do Comitê Editorial da CLDF com apoio da Terceira-Secretaria da Mesa Diretora da casa. 

A RPC foca na área do direito legislativo e, complementarmente, abarca pesquisas das áreas de legislação e processo legislativo, políticas públicas, legística e redação parlamentar, memória do Poder Legislativo e do Distrito Federal e estudos legislativos. Os artigos devem ser inéditos e investigar a realidade distrital. Já dos autores requer-se a pós-graduação lato sensu (especialização) concluída. A periodicidade da publicação é anual, com lançamento ao final do ano.

Na cerimônia, o terceiro secretário Martins Machado (Republicanos) sintetizou com três palavras o legado que a nova publicação vai construir: contribuição, conhecimento e decisão. “Encontrar informações referentes ao Distrito Federal pode ser difícil. Esse canal vai contribuir para a sociedade, para a casa legislativa e para todos que queiram se informar sobre ações e temas distritais”, ressaltou. O deputado ainda observou que conteúdos apresentados pela revista servirão de norte para a tomada de decisão de assuntos debatidos na CLDF.

"Esse é um exemplo de quando o político e o técnico se juntam para servir à população. A Câmara vai ganhar com isso, mas sobretudo a sociedade vai ganhar também. Essa é uma das ações em que a Câmara consegue dar retorno para a sociedade por nos escolher como representantes”, elogiou o presidente da casa legislativa, Wellington Luiz (MDB).

Já o coordenador do Comitê Editorial da CLDF, João Pedro Martins, explica que a revista pretende ser um canal de comunicação entre a CLDF e a população do DF; um subsídio para legisladores e executores da lei; bem como uma ferramenta de democratização do conhecimento técnico-científico e acadêmico.

Na edição inaugural constam artigos elaborados por consultores legislativos da Câmara distrital. Os estudos versam sobre a proteção ambiental do rio Melchior; a gestão de resíduos sólidos e os impactos da poluição plástica; o papel do legislativo na proteção do Patrimônio Cultural do DF; e as dinâmicas do orçamento no Distrito Federal.


Daniela Reis