Sábado, 19 de Julho de 2025
22°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Sergipe

Semifinal do Concurso de Quadrilha Arranca Unha reforça tradição e mobilização da comunidade no Centro de Criatividade

Concurso chega à etapa decisiva com casa cheia, apoio popular e investimento ampliado do Governo de Sergipe

22/06/2025 às 11h35
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Programação segue neste domingo, 22 de junho, com a última noite da semifinal / Foto: Julia Rodrigues/Funcap
Programação segue neste domingo, 22 de junho, com a última noite da semifinal / Foto: Julia Rodrigues/Funcap

A semifinal do concurso Arranca Unha teve início neste sábado, 21, no Centro de Criatividade, com disputa das quadrilhas Rala Rala, Asa Branca, Século XX, Forró do Milho, Meu Sertão e Raio da Silibrina. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), manteve o espaço lotado e reafirmou o diferencial do concurso: o envolvimento direto da comunidade, que fortalece laços e valoriza a tradição junina no estado.

Após quatro noites de classificatórias, a semifinal trouxe uma nova dinâmica para a competição, agora em dois dias. Para muitos, é o momento de maior expectativa, quando os grupos se dedicam ainda mais e preparam várias surpresas para garantir uma vaga na final.

O Centro de Criatividade, inaugurado em 1985, passou a sediar o concurso já no ano seguinte, que hoje é uma das maiores competições juninas do estado. Para a assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap, Grazzy Coutinho, o concurso tem um papel que vai além da competição. “São 40 anos do Centro de Criatividade e 39 do Arranca Unha. É uma data para ser comemorada. É muito bonito ver esse espaço lotado, cada quadrilha contando sua história, seu tema. O mais bonito é como o público está presente todos os dias, assim como os empreendedores da própria comunidade, que também fazem parte dessa festa. A maior emoção do Arranca Unha é isso, todo mundo junto, vivendo a cultura e essa tradição”, afirmou.

O artista Mestre Saci, do quilombo urbano Maloca, também destacou o papel do evento na preservação da cultura. “Falar do Arranca Unha é falar dos grupos que fazem essa grande festa, de toda a cultura e tradição do nosso País do Forró. Eu venho todos os dias, sou muito feliz aqui, e sei que o público se sente da mesma forma”, comentou.

Para a espectadora Malu Aragão, acompanhar o concurso é uma forma de valorizar a cultura sergipana. “A quadrilha é história, é cultura. Estar aqui assistindo, como cidadã de Aracaju, me deixa muito agradecida. É fantástico acompanhar toda essa história. A gente precisa manter essa tradição viva, porque ela representa muito da nossa identidade”, afirmou.

Resultado da noite

Foram classificados para a grande final, que acontece nesta segunda-feira, 23, véspera de São João, os grupos Raio da Silibrina, em primeiro lugar; Século XX, em segundo; e Meu Sertão, em terceiro. Foram eliminados da disputa os grupos Forró do Milho, Rala Rala e Asa Branca.

A programação segue neste domingo, 22 de junho, com a última noite da semifinal. Disputam as três vagas restantes os grupos Cangaceiros da Boa, Meu Xodó, Xodó da Vila, Encanto do Matuto, Pioneiros da Roça e Unidos em Asa Branca.

Foto: Julia Rodrigues/Funcap
Foto: Julia Rodrigues/Funcap
Assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap, Grazzy Coutinho / Foto: Marco Ferro/Funcap
Assessora técnica da Diretoria de Cultura da Funcap, Grazzy Coutinho / Foto: Marco Ferro/Funcap
Artista Mestre Saci / Foto: Marco Ferro/Funcap
Artista Mestre Saci / Foto: Marco Ferro/Funcap
Espectadora Malu Aragão / Foto: Marco Ferro/Funcap
Espectadora Malu Aragão / Foto: Marco Ferro/Funcap
Brasília, DF Atualizado às 11h01 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 17°C
Qua 29°C 18°C
Qui 28°C 19°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio