Terça, 13 de Maio de 2025
18°

Tempo nublado

Brasília, DF

Geral Sergipe

Deso doa 135 mudas de árvores ao município de Nossa Senhora do Socorro

Ação integra ‘Deso + Verde’, iniciativa que visa contribuir para a preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos

07/03/2025 às 11h12
Por: Divino Candido Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Ascom Deso
Fotos: Ascom Deso

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), em parceria com a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), doou 135 mudas arbóreas de vegetação nativa à Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. A ação ocorreu no âmbito do ‘Deso + Verde’, programa desenvolvido pela empresa que tem o objetivo de contribuir para a recuperação de áreas de vegetação degradadas, por meio da doação e plantio de mudas. A entrega foi realizada no Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), com quem a companhia possui convênio para produção das mudas.

A iniciativa gera benefícios diretos aos mananciais de água, como rios, riachos e lagos, uma vez que as árvores são cruciais para evitar a erosão do solo e o assoreamento das fontes de água – acúmulo de sedimentos no fundo dos corpos hídricos. Coordenador do programa, Danilo Vieira de Oliveira destacou a importância da interação e relacionamento com entidades públicas e a sociedade civil organizada para a amplificação dos impactos positivos do projeto.

“Trabalhamos com órgãos públicos, organizações não governamentais, comunidades, e até pessoas físicas. O objetivo é estarmos próximos da comunidade externa para que o ‘Deso + Verde’ beneficie cada vez mais o meio ambiente e a população. Já foram mais de 115 mil doações, e a nossa meta é chegar a 200 mil”, sublinha Danilo. 

Mais verde

As mudas arbóreas doadas serão plantadas em ambientes urbanos da cidade de Nossa Senhora do Socorro e, ainda, utilizadas para atividades de educação ambiental, conforme explicou o coordenador de Sistema de Informações Ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Janisson Batista de Jesus.

“Com o crescimento e desenvolvimento da urbanização, as áreas verdes foram reduzidas, e a gente vive, hoje, um processo de rearborização das cidades. Parcerias como essa com a Deso, são fundamentais para a gente poder desenvolver ambientes mais arborizados”, ressalta ele, afirmando que o programa da empresa vai ajudar, também, no desenvolvimento da conscientização ambiental dos alunos da rede municipal de ensino.

Trabalho conjunto

O coordenador estratégico da Seplan, Cristiano Cunha, afirmou que a preservação ambiental exige a abordagem de questões interdisciplinares e atuação conjunta. “Quanto mais a gente tem outros órgãos envolvidos, mais a ação terá engajamento e visibilidade, além de formar uma rede de parceiros, para que isso se torne um projeto contínuo e permanente, a médio e longo prazo”, pontua ele, ao explicar que as mudas são uma forma de compensar a quantidade de gás carbônico (CO2) emitida no 2º Seminário de Gestão Estratégica, promovido pela Seplan, junto ao Governo do Estado.
 

Saúde oferece exames a gestantes para prevenir transmissão de doenças materno-fetal// Foto: Ascom /FSPH
Saúde oferece exames a gestantes para prevenir transmissão de doenças materno-fetal// Foto: Ascom /FSPH
Foto: Ascom /FSPH
Foto: Ascom /FSPH
Coordenador Danilo Vieira
Coordenador Danilo Vieira
Janisson Batista de Jesus
Janisson Batista de Jesus
Coordenador estratégico da Seplan, Cristiano Cunha
Coordenador estratégico da Seplan, Cristiano Cunha
Brasília, DF Atualizado às 20h02 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 25°

Qua 26°C 15°C
Qui 25°C 15°C
Sex 26°C 14°C
Sáb 26°C 14°C
Dom 26°C 15°C
Anúncio
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio