Sábado, 15 de Junho de 2024
21°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Câmara dos Deputados Câmara dos Dep...

Projeto prevê inclusão de painéis solares na relação de equipamentos do SUS

Objetivo é reduzir custos operacionais e promover sustentabilidade ambiental; a Câmara analisa a proposta

22/05/2024 às 22h40
Por: Divino Candido Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 1072/24 prevê a inclusão de sistemas fotovoltaicos na Relação Nacional de Equipamentos e Materiais Permanentes (Renem) para o Sistema Único de Saúde (SUS). A Renem serve como um guia para as compras feitas pelas unidades de saúde pública.

A proposta contempla painéis fotovoltaicos, inversores solares, montagem, cabos e demais acessórios necessários para o funcionamento do sistema, a fim de prover energia elétrica de fonte solar para unidades de saúde vinculadas ao SUS.

Em análise na Câmara dos Deputados, o projeto é do deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE). “A adoção de energia solar nas unidades do SUS é um passo significativo em direção à redução da dependência de fontes fósseis, contribuindo para combater as mudanças climáticas e preservar o meio ambiente”, afirma o parlamentar.

Economia na conta de luz
Magalhães lembra ainda que a energia elétrica é um dos maiores custos operacionais das unidades de saúde. "A implantação de sistemas fotovoltaicos permitiria uma significativa economia, liberando recursos para a compra de equipamentos, a melhoria da infraestrutura e a contratação de mais profissionais”, avalia o deputado.

Clodoaldo Magalhães acrescenta que a medida também pode estimular o mercado de energia solar, incentivando a inovação e o desenvolvimento tecnológico, e gerando empregos.

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.