Sábado, 15 de Junho de 2024
21°

Parcialmente nublado

Brasília, DF

Ação Social Social

Câmara Legislativa celebra os 50 anos da Codevasf

A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou, na manhã desta quarta-feira (22), no plenário, os cinquenta anos da Companhia de Desenvolvimento...

22/05/2024 às 22h12
Por: Divino Candido Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF
Foto: Eurico Eduardo/Agência CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou, na manhã desta quarta-feira (22), no plenário, os cinquenta anos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O autor da homenagem, deputado Robério Negreiros (PSD), destacou o importante papel da companhia, que opera em todo Centro-Oeste e grande parte do Nordeste, na erradicação da pobreza e na redução das desigualdades sociais e regionais. 

Segundo o distrital, o trabalho da Codevasf visa desenvolver as regiões de forma sustentável sem fins lucrativos com enfoque integralmente social. Presente em 2.688 municípios, “a Codevasf tem provado que é possível unir crescimento econômico com justiça social”, salientou.

Desenvolvimento da agricultura irrigada, revitalização de bacias hidrográficas, estruturação de atividades produtivas, oferta de água para garantia de segurança hídrica e requalificação urbana, rural e logística são áreas de atuação da companhia ao longo dessas cinco décadas, citou Negreiros, ao elogiar o trabalho em conjunto com diversos segmentos.

“Nesse momento de celebração, aproveito para reconhecer e ressaltar o trabalho daqueles que, no decorrer desses cinquenta anos, contribuíram para a construção e a consolidação da Codevasf”, parabenizou.

O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Andrade Moreira, agradeceu a homenagem da CLDF e o reconhecimento de Negreiros. Ele cumprimentou os profissionais presentes na sessão, representando os cerca de dois mil servidores da companhia.



“Somos reconhecidos pela velocidade das nossas ações e pela efetividade das nossas compras”, disse, ao apontar a transparência e a segurança jurídica na condução dos processos. Moreira anunciou que, até o meio do ano que vem, a companhia deverá ter ações em todos os 2.688 municípios.

O fomento e o desenvolvimento das regiões onde a companhia atua foram ressaltadas pelo diretor da área de governança e sustentabilidade da Codevasf, Gil Cutrim. Já o diretor da área de desenvolvimento e infraestrutura, Henrique Bernardes, fez um histórico da companhia, criada em 1974, para atender, inicialmente, a bacia hidrográfica do Vale do São Francisco. “Hoje, a Codevasf atende mais de 22 bacias, tendo quintuplicado sua área de atuação”, informou. 

“Os municípios atendidos pela Codevasf experimentaram um desenvolvimento sócio econômico muito grande”, avaliou Ricardo Villafane, chefe das relações institucionais da vice governadoria do DF, que agradeceu aos trabalhadores da empresa. 

Parcerias

Em nome do Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF), Fauzi Nacfur, citou o convênio entre o órgão e a Codevasf, que possibilitou construir pontes, entre outras ações. Ele também elogiou o trabalho e o apoio às comunidades ribeirinhas desenvolvidos pela companhia. 


Por sua vez, o reitor do Santuário Dom Bosco, padre João Carlos, atestou o impacto profundo e positivo da Codevasf nas comunidades locais, ao assinalar a parceria “frutífera e transformada” entre a companhia e o Centro Salesiano de Aprendizado (Cesam-DF). “Juntos, temos caminhado de mãos dadas promovendo o desenvolvimento integral de jovens através da educação e da formação profissional”, afirmou. O reitor presenteou a companhia com uma placa comemorativa pelos cinquenta anos.

Ao término da sessão solene, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube , com tradução simultânea em Libras, foram entregues moções de louvor a servidores da Codesaf pelos relevantes serviços prestados à população do DF. 

Franci Moraes - Agência CLDF