Quinta, 23 de Maio de 2024
18°

Tempo limpo

Brasília, DF

Geral Goiás

Helicóptero dos bombeiros de Goiás realiza 22 atendimentos no RS

Militares do Centro de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) entram no terceiro dia de atendimentos em solo gaúcho. Foco está no ...

16/05/2024 às 13h05
Por: Divino Candido Fonte: Secom Goiás
Compartilhe:
Ajuda que vem do alto: helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás resgata vítimas em cidades ilhadas (Fotos e Vídeo: CBMGO)
Ajuda que vem do alto: helicóptero do Corpo de Bombeiros de Goiás resgata vítimas em cidades ilhadas (Fotos e Vídeo: CBMGO)

Sete militares do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) especialistas em salvamento aéreo completam, nesta quinta-feira (16/05), três dias de auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

De acordo com a corporação, foram realizados 22 atendimentos e o foco está no socorro à população dos municípios de:

  • Canoas,
  • Novo Hamburgo,
  • Estância Velha
  • e Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.

“Iniciamos a manhã com um resgate aeromédico de uma senhora de 75 anos que sofreu um AVC, em Estância Velha, cidade completamente ilhada. Fomos solicitados pelos bombeiros do Rio Grande do Sul e fizemos o transporte”, afirmou o coronel Carlos Alberto Cardoso Faleiro.

Foto: Reprodução/Secom Goiás
Foto: Reprodução/Secom Goiás

Ele também explicou que o trabalho conta com a colaboração de equipes terrestres, responsáveis por indicar onde a aeronave é a única opção de acesso.

Desde o início da operação em solo gaúcho, há 13 dias, os bombeiros de Goiás realizaram 252 atendimentos.

Bombeiros de Goiás no RS

Em vídeos gravados pela corporação após a chegada do helicóptero, que ocorreu na noite da última segunda-feira (13/05), é possível observar grande parte da capital debaixo d’água, com ruas e casas inundadas. Também foi registrado o momento do resgate aéreo de um bebê e sua mãe.

Em mensagem de agradecimento, o assessor especial do governo do Rio Grande do Sul, Mateus Wesp, disse que a ajuda tem sido essencial para as forças locais.

“Estamos acostumados a tratar essas situações com resiliência, é uma característica do nosso povo, e nós vamos superar. Os goianos estão sendo fundamentais nesse momento e a solidariedade do governador e da primeira-dama são fundamentais”, frisou.

Doações

O Corpo de Bombeiros divulgou comunicado em que orienta a população a concentrar as doações em itens que ainda estão em falta, como colchões, kits dormitório (travesseiros, lençóis, fronhas e cobertores), além de kits de higiene pessoal e limpeza.

Roupas e calçados não serão mais recebidos, devido à grande quantidade já enviada às vítimas. As entregas podem ser feitas nos quartéis da corporação até o próximo dia 22.