Quinta, 25 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Brasília, DF

Ação Social Social

CLDF celebra dia do farmacêutico nesta quarta (7) às 19h

A Câmara Legislativa comemora o Dia do Farmacêutico nesta quarta-feira (7), às 19h, em sessão solene no plenário. O evento será transmitido ao vivo...

07/02/2024 às 13h25
Por: Divino Candido Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Agência CLDF
Foto: Reprodução/Agência CLDF

A Câmara Legislativa comemora o Dia do Farmacêutico nesta quarta-feira (7), às 19h, em sessão solene no plenário. O evento será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube

O autor da homenagem, deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido), destaca que esses profissionais são essenciais para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o uso racional de medicamentos, com presença em diversos setores, como farmácias, laboratórios, hospitais, indústrias, pesquisa, ensino e vigilância sanitária. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, há mais de 220 mil farmacêuticos registrados no País, e destes, cerca de dez mil atuam no DF.

Morro da Cruz lembrou a dedicação dos farmacêuticos durante a pandemia de Covid-19, quando desempenharam importante papel na realização de testes de diagnóstico, na administração de vacinas e na orientação segura da população sobre medidas preventivas. Ele ressaltou também a contribuição desses profissionais na pesquisa e desenvolvimento de novas terapias, a exemplo da farmacogenômica, que personaliza tratamento com base na genética do paciente. Na saúde pública, o segmento colabora ativamente em programas nacionais de vacinação e campanhas de educação em saúde, acrescentou.

Desse modo, a homenagem desta noite é “uma oportunidade para manifestar o respeito e a gratidão a esses profissionais, essenciais para a qualidade de vida da comunidade”, afirmou.

A celebração da CLDF remete ao dia 20 de janeiro de 1916, data da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). 

Agência CLDF

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio