Quinta, 25 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Brasília, DF

Ação Social Social

Audiência pública da CLDF debate a reforma da Praça dos Orixás nesta sexta (2) às 15h

A reforma e manutenção da Praça dos Orixás será tema de audiência pública da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (2), às 15h, na própria Praça dos...

01/02/2024 às 10h20
Por: Divino Candido Fonte: Agência CLDF
Compartilhe:
Foto: Webert da Cruz/Divulgação
Foto: Webert da Cruz/Divulgação

A reforma e manutenção da Praça dos Orixás será tema de audiência pública da Câmara Legislativa nesta sexta-feira (2), às 15h, na própria Praça dos Orixás, que fica às margens do Lago Paranoá, no trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul. O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Legislativa (canal 9.3) e YouTube .

O autor da iniciativa, deputado Gabriel Magno (PT), explica que a estrutura, a manutenção, a restauração das esculturas e a criação de política de segurança para o local é uma reivindicação da população que frequenta a praça, ponto de referência para a realização de rituais e celebrações ligados às religiões de matrizes africanas, como a festa de Iemanjá.

O espaço também é usado para atividades esportivas e de lazer, uma vez que dá acesso público ao lago.
Segundo o parlamentar, a Praça dos Orixás tornou-se Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal em 2008, no entanto, sua manutenção e proteção vem sendo negligenciadas.

Foram convidados para o debate o secretário de Cultura do DF, Cláudio Abrantes; o administrador regional do Plano Piloto, Waldemar Medeiros; o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Santos Rodrigues; o presidente da Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno, Rafael Moreira; a coordenadora da Rede Nacional de Religiões Afrobrasileiras e Saúde (Renafro) do Centro-Oeste, Mãe Baiana de Oyá; a representante do Coletivo das Yás, Ya Zulmira de Nanã, e a presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira.

Franci Moraes - Agência CLDF

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Enquete
Anúncio
Anúncio