(61) 3434-3406
Publicado edital de abertura para escolha dos membros do Conselho Tutelar

Publicado edital de abertura para escolha dos membros do Conselho Tutelar

As inscrições serão abertas no próximo dia 14 e seguem até 5 de julho

Foi publicado, nesta quinta-feira (6), no Diário Oficial do Distrito Federal o edital de abertura do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2023 pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA/DF), que é vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). O documento apresenta o cronograma de execução do processo de escolha e o conteúdo programático do exame de conhecimentos específicos exigido dos candidatos. 


As inscrições serão abertas no próximo dia 14 e seguem até 5 de julho. A expectativa é que a prova ocorra no dia 14 de julho. Somente poderá se candidatar ao cargo de conselheiro tutelar quem acertar pelo menos 60% das questões. Os conselheiros tutelares já aprovados anteriormente em exame de conhecimentos específicos que exerceram no mínimo 50% do mandato não precisarão fazer a prova. 


Além da aprovação no exame, os interessados devem cumprir alguns critérios definidos em lei, como experiência comprovada de no mínimo três anos na área da infância e adolescência e residir há pelo menos dois anos na região administrativa onde pretende atuar. Em relação à escolaridade, é exigido somente o ensino médio completo. É preciso ainda ter nacionalidade brasileira, ter idade igual ou superior a 21 anos, além de estar em dia com a Justiça Eleitoral e em pleno exercício dos direitos políticos. 


Após a comprovação dessas informações e da aprovação no exame, será possível o registro da candidatura, que é individual. Quem irá definir os próximos conselheiros tutelares é a população, por meio do voto direto e secreto no dia 6 de outubro de 2019. Cada eleitor poderá votar em um candidato da região administrativa correspondente à seção onde o título de eleitor esteja registrado. Serão preenchidas cinco vagas para membros titulares e até 10 vagas de suplentes em cada um dos 40 Conselhos Tutelares do Distrito Federal.


*Com informações da Secretaria de Justiça

Compartilhar

Comentários